Inscrições para a Viver Ciência de Rio Branco estão abertas

Qui, 11 de Maio de 2017 14:25

A Mostra Acreana de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação começou em 2014, durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, (SBPC) realizada no Acre. Na época ainda como projeto-piloto, chamado Jovem e Mirim. Nos anos seguintes cresceu, tornou-se independente e se consolidou no calendário escolar do Estado

Já estão abertas as inscrições para a Mostra Acreana de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação (Viver Ciência), realizada de 19 a 21 de setembro, em Rio Branco. O tema escolhido para esta edição é Ciência Unindo Saberes.

Podem aderir escolas e universidades acreanas. Para fazer a inscrição é necessário acessar o site: http://www.viverciencia.see.ac.gov.br/ até o dia 7 de julho. São várias as categorias direcionadas à comunidade acadêmica, entre elas exposições de projetos científicos, palestras, oficinas e minicursos. As escolas podem ainda entrar na competição com concurso de blog e curta-metragem.

Comunidade

Integrantes da comunidade que não possuem vínculos com nenhum estabelecimento de ensino, podem submeter atividades artísticas, para o palco cultural, como espetáculos de danças, de músicas e de teatro.

Viver Ciência

A mostra é maior evento científico da educação básica do Acre e aposta na força jovem para a garantia de um futuro melhor. Tem como principal meta valorizar e instigar as produções científicas, tecnológicas e culturais, das instituições de ensino da Amazônia Sul Ocidental.

Começou em 2014, durante a semana da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, (SBPC) realizada no Acre. Na época ainda como projeto-piloto, chamado Jovem e Mirim. Nos anos seguintes cresceu, tornou-se independente e se consolidou no calendário escolar do Estado.

Em 2015 passou a se chamar Viver Ciência e já está em sua terceira edição na capital. Em Cruzeiro do Sul, começou em 2016 e este ano terá a segunda versão. Aliás, as inscrições para o Vale do Juruá também começam este mês, em 27 de abril e se encerram em 7 de julho, pelo mesmo site.

Ciência Itinerante

“Nossos planos são abranger todo o estado e este ano, além da capital e do Vale do Juruá, a mostra irá se expandir para mais três municípios do interior: Tarauacá, Sena Madureira e Brasileia”, destaca Aires Pergentino, coordenador do evento.

De acordo com Pergentino, nas três localidades o projeto vai se chamar Ciência Itinerante, e será realizado nos meses de maio e junho. Os dias ainda não foram decididos.

A feira é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), em parceria com 26 órgãos locais e nacionais. Em Rio Branco, assim como nos anos anteriores, a programação será na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Fonte: Jornal da Ciência, 10/05/2017, com informações O Rio Branco