logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

INPI integra Comitê Técnico Consultivo do Instituto Senai de Inovação

Sex, 05 de Maio de 2017 10:03

O INPI faz parte do recém-criado Comitê Técnico Consultivo do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras. A primeira reunião do grupo foi realizada no dia 3 de maio, no Rio de Janeiro, com apresentações da estratégia e dos principais projetos da unidade. A constituição do Comitê visa a fomentar a aproximação e a interlocução entre os principais agentes do Sistema Nacional de Inovação e discutir o andamento das atividades do Instituto Senai, apontando correções de rumo, quando for necessário.

 

O Comitê é presidido por Fernando Figueiredo, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), e cada gestão tem duração de dois anos. 

 

– Com o Comitê, pretendemos aproximar a indústria do Instituto e avaliar se estamos atendendo ao que o mercado precisa – explica Paulo Coutinho, gerente do Instituto. 

 

O Instituto de Biossintéticos e Fibras foi criado para ajudar no cumprimento do Pacto Nacional da Indústria Química, que busca reduzir o déficit comercial do setor. Para isso, oferece serviços de pesquisa e desenvolvimento, realizados em laboratórios com equipamentos de ponta, para oferecer suporte à inovação na indústria química. 

 

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, recomendou à equipe do Senai incluir nas rotinas de pesquisa a realização de buscas nas bases de dados de patentes para verificar tecnologias que já foram desenvolvidas. Ele também apontou a importância dos pesquisadores estarem atentos à classificação de patentes e de verem a propriedade industrial (PI) de forma integrada. 

 

– A PI deve ser vista como um “pacote” de proteção para diferentes ativos, por meio de patente, marca, desenho industrial, contrato de transferência de tecnologia e outros. 

 

As áreas de pesquisa do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras são divididas na Plataforma de Biotecnologia; Plataforma de Transferência Química; Plataforma de Fibras; e Plataforma de Engenharia de Processos.

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa