logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

ABIPTI inicia 12ª edição do curso de elaboração e gestão de projetos

Sex, 05 de Maio de 2017 09:57

Teve início nesta terça-feira (2) a 12ª edição do curso de elaboração e gestão de projetos, da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI). A iniciativa, que mescla aulas teóricas e práticas por meio de trabalhos em equipe, é realizada em Brasília (DF) até esta sexta-feira (5), na sede da ABIPTI.

 

No primeiro dia, o instrutor Felix Andrade da Silva apresentou um contexto da ciência, tecnologia inovação (CT&I) no Brasil. No segundo dia, será abordada a temática de elaboração e gestão de projetos. O terceiro dia vai ser dividido entre uma aula expositiva pela manhã, a respeito das principais fontes e instrumentos de fomento e apoio financeiro à CT&I, e oficinas de elaboração de projetos pela tarde. Já no quarto dia, os alunos poderão finalizar seus projetos e apresentá-los aos colegas de turma.

 

Segundo Felix, um dos diferenciais do curso da ABIPTI é a oficina de elaboração de projetos. “O nosso objetivo é permitir que os alunos já coloquem em prática os ensinamentos e conceitos obtidos durante o curso na idealização de uma proposta de projeto, inclusive com a possibilidade de utilizar bases de algum edital vigente ou que estar por vir”, explica Felix.

 

O instrutor também destaca a importância do curso para empresários. “Ser empreendedor no Brasil é uma atividade de coragem. Nossas empresas não são preparadas para o mercado externo e, recentemente, estão perdendo competitividade no mercado interno também. Isso se deve muito pelas cargas tributárias e dificuldades em adquirir financiamento”.

 

A capacitação tem o objetivo de auxiliar empreendedores, empresários, analistas, pesquisadores e gestores de políticas públicas na elaboração e gestão de projetos direcionados para as principais agências de fomento e instituições de apoio financeiro à ciência, tecnologia e inovação, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

A carga horária total do curso é de 32 horas, sendo 20 horas de aulas teóricas e 12 horas de oficina. Os alunos receberam apostila e mídia eletrônica com todos os conteúdos, incluindo literatura, documentos e manuais de referência e vídeos ilustrativos. Ao final do curso, serão emitidos certificados aos participantes.

 

A capacitação é oferecida pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Fonte: Portal Agência ABIPTI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa