logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Ministro solicitará abertura de novas vagas no INPI

Sex, 05 de Maio de 2017 09:47

O aumento no quadro de pessoal no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) integra uma estratégia ampla para atender à demanda do setor produtivo na área de propriedade industrial (PI). Por isso, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, prometeu que pedirá abertura de um novo concurso para o órgão.

 

O esforço pela ampliação foi anunciado nesta terça-feira (2), durante cerimônia de posse de 70 servidores do INPI, que inclui 50 pesquisadores e 20 tecnologistas. "O desenvolvimento da economia é uma prioridade de governo, pois só assim conseguiremos gerar emprego e renda. E nesse contexto, o fortalecimento do INPI é uma das prioridades. Estamos cientes dos desafios na área de propriedade industrial", destacou o ministro.

 

Com os profissionais, já são 210 novos examinadores empossados desde o ano passado. Na atual gestão, foram convocados 140 aprovados no concurso de 2014, mais os 70 integrantes do cadastro reserva.

 

A expectativa do MDIC é que as contratações aumentem a produção técnica de patentes em 160%, em relação a 2015. Na área de marcas, a previsão é que o número de exames cresça 14% e o estoque de processos pendentes caia 21% em relação a 2016.

 

No ano passado, o INPI registrou crescimento geral na produtividade. O número de decisões de patentes passou de 16 mil em 2015 para 25 mil. Já o exame de marcas cresceu de 190 mil para 196 mil. Contudo, Marcos Pereira reconhece que o reforço no quadro de pessoal não é suficiente para solucionar o problema de backlog do INPI, que chegou a 243 mil em patentes e 421 mil em marcas, em 2016.

 

Reestruturação

 

De acordo com o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, o órgão deve passar por uma "simplificação radical" de processos. A reestruturação do INPI tem como foco o incremento da gestão de pessoal, aprimoramento da gestão organizacional e aperfeiçoamento dos normativos legais, além do aumento da cooperação internacional.

 

"Precisamos manter e alcançar uma capacidade de produção compatível com a atual demanda do INPI", avalia o presidente. Por isso, o órgão trabalha para adequar a estrutura administrativa e tecnológica para exame de marcas e patentes.

 

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do MDIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa