Para MCTIC, Parque Tecnológico de Itaipu é importante para o desenvolvimento do país

Sex, 05 de Maio de 2017 09:45

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab, visitou nesta segunda-feira (1º) o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado nas instalações da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Ao conhecer os centros de pesquisa e os laboratórios, ele afirmou que o PTI é fundamental para o desenvolvimento não só da região Oeste do Paraná, mas de todo o Brasil. Ele sinalizou a possibilidade de intensificar as parcerias entre o MCTIC e o parque tecnológico.

Durante a visita, Kassab conheceu iniciativas do PTI voltados ao desenvolvimento da região. Entre eles, os programas de Educação e Extensão, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), a Incubadora Santos Dumont, o programa Oeste em Desenvolvimento e o modelo de turismo sustentável do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

O diretor superintendente do parque, Juan Carlos Sotuyo, aproveitou para pleitear recursos para a criação do Instituto Nacional das Águas, projeto que chegou a ter um acordo de cooperação assinado com o ministério em 2010, mas que não teve seguimento. O objetivo do Instituto é promover a cultura da água, em sua dimensão vital e social, e o desenvolvimento científico e tecnológico em temas ligados aos recursos hídricos, articulando, fomentando e executando estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções.

"É um projeto que já tem alguns anos e estava sem dar encaminhamentos. Esperamos que em curto espaço de tempo tenhamos o Instituto Nacional das Águas no PTI", disse Sotuyo.

Na sequência, Gilberto Kassab percorreu as instalações do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), o laboratório multiusuário Enedina Alves Marques, o projeto de Baterias de Sódio e o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse). Ele aproveitou para posar para fotos no Twizy, veículo elétrico de uso compartilhado pelos funcionários da Itaipu, gerenciados e monitorados pelo projeto Mob-i.

Sobre o PTI

Instalado inicialmente nos antigos alojamentos dos operários que construíram a usina de Itaipu e em outros prédios, o Parque Tecnológico Itaipu abriga três universidades públicas, nove instituições de pesquisa e agências de desenvolvimento (nacionais e internacionais), 26 empresas privadas e 55 laboratórios e centros de pesquisa. A área total do parque é a 50 mil metros quadrados e recebe, diariamente, cerca de cinco mil pessoas.

Fonte: Portal MCTIC