Ministro Marcos Pereira dá posse a mais 70 novos servidores do INPI

Qua, 03 de Maio de 2017 11:02

Como parte da estratégia para reduzir os prazos de exame de patentes e marcas, o INPI recebeu nesta terça-feira (2/5) mais 70 novos servidores, que representam 50% do cadastro de reserva do concurso de 2014. Na cerimônia de posse realizada na sede do Instituto, no Rio de Janeiro, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, anunciou que pedirá a abertura de novo concurso para o Instituto. Veja o vídeo do ministro sobre a posse dos novos servidores.

Em menos de um ano, o INPI empossou 210 novos examinadores, um incremento de aproximadamente 25% no quadro de pessoal. O grupo empossado nesta terça-feira inclui 50 pesquisadores (examinadores de patentes e de contratos de tecnologia) e 20 tecnologistas (examinadores de marcas e de desenho industrial).

– O desenvolvimento da economia é uma prioridade de governo, pois só assim conseguiremos gerar emprego e renda. Nesse contexto, o fortalecimento do INPI é uma das prioridades. Estamos cientes dos desafios na área de propriedade industrial – destacou.

Maior produtividade

O aumento do quadro de pessoal tem como resultado previsto o crescimento da produção técnica de patentes em 160% em relação a 2015. Na área de marcas, até 2020, o número de exames deve aumentar 14% e o estoque de processos pendentes de análise pode cair 21% em relação a 2016. O chamado backlog ficou em 243.820 na área de patentes no ano passado. Em marcas, o número foi de 421.941.

Já em 2016 o INPI registrou aumento de produtividade. O número de decisões de patentes passou de 16 mil em 2015 para 25 mil, enquanto em marcas as decisões cresceram de 190 mil para 196 mil.

– O crescimento do quadro de pessoal não resolve todos os problemas, mas ajuda muito. Aliado a isso, estamos empenhados em fazer a reestruturação do Instituto – afirmou o ministro.

Reestruturação

Segundo o ministro, as ações do MDIC para reestruturar o INPI têm como base quatro eixos: foco no incremento da gestão de pessoal; no aprimoramento da gestão organizacional; no aperfeiçoamento dos normativos legais; e no aumento da cooperação internacional.

Essas diretrizes estão no plano de ação do INPI, entregue ao ministro pouco antes da cerimônia pelo presidente do Instituto, Luiz Otávio Pimentel. Em seu discurso de boas-vindas aos servidores, Pimentel ressaltou que a prioridade é simplificar procedimentos.

– Precisamos conceder direitos de propriedade industrial com agilidade, segurança jurídica e qualidade, a partir da melhoria de processos e do aumento da produtividade – detalhou.

A mesa de abertura do evento foi composta, além de Marcos Pereira e Luiz Otávio Pimentel, pelo senador Eduardo Lopes e pelo deputado estadual Carlos Macedo.

Também participaram da cerimônia de posse dos novos servidores do INPI o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo; o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira; o deputado federal Roberto Sales; o deputado estadual Benedito Alves; e o vereador Salvador Soares.

A nomeação dos servidores foi publicada na seção 2 do Diário Oficial da União (DOU) de 12/04/2017. Veja o documento.

Fonte: Portal INPI