UFSCar seleciona pesquisadores e empresas parceiras para submissão ao Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI

Qua, 27 de Maio de 2020 15:11

A Agência de Inovação da UFSCar (AIn), a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) e a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tornam público o edital de seleção de orientadores e empresas parceiras no âmbito da Chamada CNPq Nº 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI. O Programa MAI/DAI do CNPq busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) do Brasil, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado, mestrado e iniciação tecnológica e industrial em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas, denominadas “Empresas Parceiras”. O propósito é contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País. Em 2019, UFSCar participou do edital DAI CNPq, tendo implementado 9 bolsas de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI).

O edital prevê a implementação de bolsas em programas de pós-graduação já existentes na UFSCar para até 10 alunos de mestrado e 10 alunos de doutorado selecionados e regularmente matriculados na data de implementação da bolsa nestes programas, além de até 60 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI) atreladas a cada bolsa de mestrado e doutorado para alunos matriculados em um de seus cursos de graduação. A parceria das empresas deverá ocorrer, necessariamente através de Projetos de Inovação, Projetos de Pesquisa ou Projetos de Extensão propostos e aprovados entre o orientador do trabalho e a empresa parceira, até o momento da implementação da bolsa.

Os projetos submetidos deverão ser aderentes às áreas prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) mencionadas pelo edital em setores dentro das Tecnologias Estratégicas, Tecnologias Habilitadoras; Tecnologias de Produção; Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias para Qualidade de Vida. Serão também considerados prioritários os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de junho por qualquer empresa interessada que proponha um ou mais projetos em parceria com a UFSCar ou por qualquer orientador credenciado em programa de pós-graduação da UFSCar que tenha possibilidade de desenvolver projetos nas áreas prioritárias e esteja interessado em executar trabalhos em parceria com empresas. Entretanto, a solicitação não é uma garantia de aprovação ou disponibilização das bolsas pelo CNPq.

Os interessados podem conferir todas as informações sobre o edital neste link e tirar todas as dúvidas através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

BANNER - Edital UFSCar